Header Ads

Cinematographos e suas curiosidades

 Foto: Ariane Parreira

A cultura do cinema atual com o clássico reverenciado pelo pioneiro da crítica cinematográfica.

A sala Cinematographos é uma homenagem ao primeiro crítico de cinema no Brasil Guilherme de Almeida que produziu grandes textos críticos a filmes que marcou época como Cidadão Kane e O grande ditador. O título do cineclube é inspirado em Guilherme que na época escrevia para o jornal Folha de S. Paulo, nos conta Donny Correia coordenador cultural do espaço, “Porque os encontros que a gente fazia para discutir lá em 2009 chamava se encontros cinematographos baseado no nome da coluna”.

O cineclube foi inaugurado dia 30 de janeiro de 2016, em um Anexo da Casa Guilherme de Almeida que foi totalmente adaptado para parecer uma sala de cinema no qual a programação é voltada inteiramente para cinema com cursos, mostras de curtas e longas metragens, sessão de filmes com debates e psicanálise entre outros eventos. Algumas das programações mais interessantes que o espaço oferece é a sessão versátil que acontece todo último sábado do mês com filmes culturais e conceituados e o curso cinema, filosofia e teoria social com o professor Flávio Ricardo Vassoler, comenta Donny, “Cinema, filosofia e teoria social é multidisciplinar discutindo várias questões de filosofia e teoria social a partir do cinema”.

Cinematographos é o ambiente despojado que atrai públicos de diferentes idades e estilos, como o Anexo fez uma adaptação para criar este espaço que foi reaproveitado uma antiga garagem, limitou o lugar a poucas pessoas de quarenta á cinquenta lugares. E em um dos eventos aconteceu algo inusitado, pois compareceram mais cem pessoas para conhecer a sala onde a organização precisou tomar decisões rápidas para tentar suprir a necessidade de todo o público, “Rebolamos (risos) ano passado foi a primeira vez que aconteceu, porque a sala inaugurou em janeiro e em abril teve uma mostra com parceria do consulado geral de Israel em São Paulo com filmes israelenses, foram quatro domingos e no último domingo que foi sobre um filme de Amós Oz autor famoso tivemos quinze inscrições formais mas começou a chegar, chegar e quando vimos já estávamos com quase setenta pessoas lá dentro e ainda teve gente que não conseguiu entrar! Porque o tema era muito apelativo e a gente não imaginava que num domingo iria acontecer isso, mas conseguimos atender todo mundo e até melhoramos a sala depois” conclui.

Sobre o futuro ele conta que tem muitos planos pois o espaço recebe muitas propostas interessantes e parcerias, “Já recebi proposta sobre um curso latino americano que vai para o próximo semestre, cinema gótico e tudo mais. Então estamos recebendo propostas e tentado encaixar, mas sempre tem que ter uma relação com o que é o cinema clássico conforme o Guilherme de Almeida pensava” finaliza.

A casa Guilherme de Almeida e o Anexo estão sempre com atividades e eventos voltados para cultura e o cinema que era o maior foco do escritor, para saber mais sobre a sala Cinematographos e sua programação é só conferir a agenda no site www.casaguilhermedealmeida.org.br.

Foto: Ariane Parreira


Nenhum comentário