Header Ads

Por que os filmes de terror mexem com o psicológico?

Foto: Warner Bros. (Divulgação)

Algumas pessoas absorvem tanto a história que mal conseguem dormir depois. Isso já aconteceu com você?

Os filmes, independente do gênero, tem um efeito na nossa saúde tanto física quanto mental muito maior do que imaginamos. Os de comédia, por exemplo, nos trazem a sensação de bom humor que faz com que diminuamos todo o estresse, ao contrário dos dramas que, em geral, nos fazem chorar. Já os de terror são causadores de várias sensações ao mesmo tempo.. adrenalina, ansiedade, raiva e o mais comum de todos, o medo!

É normal até que algumas pessoas tenham dificuldade para dormir depois. A psicóloga Celina Amorim, 36 anos, nos explica por que isso acontece: "uma que tem a memória recente, nossos primeiros sonhos são feitos das imagens que vemos no dia-dia, e outra questão é que essas imagens podem trazer coisas que temos medo. Situações ou traumas que possa fazer com que a pessoa reviva tudo isso".

Os filmes de terror podem ser abordados de várias formas. Existe o terror padrão, que são aqueles que envolvem violência, sangue e assassinato como, por exemplo, Jogos Mortais. E também tem aqueles sem muita ação que estão mais propícios a mexerem com o psicológico, e que em geral abordam questões religiosas. "Quando fala em religião, já entra na questão do pecado… do certo, do errado, do vou ser punido ou não. Então as pessoas ficam muito preocupadas com isso, do que vai acontecer depois da morte, para onde vai a alma e até mesmo a questão de espíritos malignos." explica a psicóloga.

Um exemplo clássico de filme que envolve religião é O Exorcista, um dos poucos filmes de terror indicado ao Oscar. Só de mencionar o nome já causa arrepios em muita gente. O filme trata sobre possessão demoníaca, assunto muito temido principalmente no catolicismo. Outros exemplos de filmes que abordam religião são: Invocação do mal e O Iluminado também eleito um dos melhores filmes de terror de todos os tempos de acordo com a Rolling Stone EUA.

Sabemos que os filmes de terror mesclam um sentimento de amor e ódio entre as pessoas, enquanto umas odeiam e morrem de medo, outras são obcecadas por filmes do gênero. "São duas questões aí, existem as pessoas que patologicamente tem prazer em ver a dor do outro, que já entra na questão dos sadomasoquistas, dos próprios psicopatas ou sociopatas que é uma doença. Agora tem também aquelas pessoas que gostam da adrenalina do medo que faz ela sentir prazer, igual o medo de alguém que vai ao parque de diversão e se coloca em risco." concluiu a psicóloga.

A 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo contará com 6 filmes de terror. Para os apaixonados é uma ótima oportunidade de rever clássicos que serão exibidos. Já para quem não gosta, seria um ótimo desafio encarar os clássicos das telonas que assusta muita gente. O festival acontecerá entre o dia 20 de Outubro até dia 2 de novembro. E aí, vai ter coragem?

Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site, http://40.mostra.org/en/home/

Um comentário:

  1. Seu artigo é muito interessante! Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. O meu filme favorito de terror agora é It A Coisa. Porém mais que filme de terror, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. O A Coisa o filme é muito bom pelo elenco e roteiro. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme.

    ResponderExcluir